Manutenção Industrial
A manutenção industrial previne custos com danos e quebras. É um dos grandes pilares da eficiência produtiva. Os equipamentos precisam ter todos os componentes funcionando em sua máxima capacidade para que os resultados da empresa sejam sempre elevados.
As chances de depreciação de máquinas é muito maior quando estão operando com desvios, batidas excessivas, sem lubrificação, entre outros problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva. Sem contar, é claro, com a segurança dos colaboradores, que é negligenciada quando precisam lidar com equipamentos com alto risco de falhas e quebras.
Levando em conta todos esses motivos, a manutenção de máquinas na indústria deve ser uma prioridade. Por isso, confira 6 dicas para conduzir essa rotina no seu negócio!
MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS: UMA SEQUÊNCIA PARA NÃO ERRAR!
1. Faça levantamento de planta de fábrica
Para ter um controle eficaz da rotina de manutenção, é importante mapear o parque fabril com informações sobre todos os equipamentos. Tenha anotações como:
- a localização de cada máquina;
- a condição atual de operação;
- o tempo de funcionamento diário;
- a expectativa de vida útil;
- os principais procedimentos preventivos para cada equipamento etc.
Essa visualização de como as máquinas estão operando no chão de fábrica ajuda a alinhar o cronograma de manutenções com a rotina de produção da empresa, de modo que a produtividade não seja comprometida. Além disso, é uma base valiosa para a tomada de decisões da empresa, já que os processos são percebidos de uma perspectiva menos fragmentada.
2. Dê atenção às instruções do fabricante
As instruções do fabricante devem ser seguidas à risca. Afinal, cada equipamento tem as suas especificações, referências, limites de tolerância etc.
A tentativa de otimizar a manutenção do parque fabril padronizando todos os procedimentos feitos pelos técnicos pode parecer uma boa ideia à primeira vista. No entanto, não observar a individualidade de cada máquina pode fazer com que a sua vida útil seja comprometida, bem como a eficiência produtiva.
No alinhamento de componentes, por exemplo, às vezes um desvio de poucos milímetros já pode fazer com que a máquina opere com mais batidas e, consequentemente, tenha um desgaste maior.
Sem contar com a segurança dos operadores, que também é negligenciada quando as máquinas não estão funcionando de acordo com as recomendações. O mesmo vale para as especificações do projeto de cada linha de produção.
3. Mantenha uma periodicidade de manutenção
A prevenção é sempre melhor que a correção, especialmente quando pensamos na manutenção de máquinas industriais. Realizar um acompanhamento preventivo significa manter o equipamento sempre 100% adequado para o funcionamento.
Assim, evitam-se complicações e intercorrências que, mesmo que sejam prontamente solucionadas, geram prejuízos em produtividade e recursos. Então, a dica é manter um calendário de manutenção preventiva, planejando reparos e vistorias periódicas, mesmo quando não há falhas.
Para manter o cronograma em dia, a empresa precisa, ainda, de uma boa dose de disciplina e engajamento. Para tanto, é interessante buscar meios de mudar a cultura da empresa, fazendo com que todos os colaboradores tenham ciência do protagonismo da manutenção preventiva nos resultados do negócio.
4. Treine sua equipe de operadores e técnicos
Tanto a equipe de operadores quanto a de técnicos de manutenção devem ser capacitadas para lidar com as especificidades das máquinas. Erros no manuseio dos equipamentos, leitura equivocada de indicadores e dificuldades em reconhecer defeitos no funcionamento são alguns dos problemas que podem ser evitados com treinamentos.
A empresa deve orientar os operadores e os supervisores de setor no momento da contratação, além de fornecer capacitações contínuas e, preferencialmente, elaborar manuais claros sobre as principais particularidades das máquinas e da operação.
Em relação aos técnicos, é importante incentivar a reciclagem de conhecimentos para que todos se mantenham a par das novidades da área. Ainda, devem ter instruções claras para sinalizar a manutenção da máquina e tomar cuidados como o isolamento de fontes de energia durante o procedimento.
5. Tenha a tecnologia como sua aliada
Sistemas de gestão produtiva são bem-vindos na hora de controlar a rotina de manutenções. Além disso, as inovações em relação a equipamentos e ferramentas para regulagem e reparos de componentes industriais não param de surgir.
Recursos inteligentes e interligados por meio da Internet das Coisas (IoT), simulações digitais da linha de produção e modelagens 3D são alguns exemplos de tecnologia usada em favor da indústria. Todas essas soluções representam mais rapidez, segurança e menos erros no dia a dia da fábrica.
6. Tenha parcerias de confiança
Agora, nada melhor do que juntar o útil ao agradável: contar com parceiros de confiança e know-how é ideal para ter a manutenção de máquinas industriais realizada por pessoas altamente capacitadas, com ferramentas de alta resolução e setup reduzido.
Mesmo quando o maquinário é novo ou foi revisado recentemente, é ótimo ter um parceiro cuidadosamente selecionado de antemão. Afinal, por maior que seja a confiabilidade da máquina, ela está sempre sujeita a apresentar defeitos.
Confira as soluções da Edge Automação:
A EDGE é especialista em soluções industriais. Com quase 14 anos de experiência, nossas principais soluções para a indústria se referem ao controle de qualidade e à manutenção de máquinas e equipamentos, incluindo:
- manutenção elétrica e mecânica;
- retroffiting (reformas);
- adequações a Nr12 e Nr10;
- inspeção de máquinas em geral;
- estudos de casos visando economia, aumento de lucro.
Em todos os nossos serviços, a inovação e a precisão são palavras de ordem. Então, trabalhamos com ferramentas de última geração, capazes de fornecer resultados com chances de erro nulas. Tudo isso com um atendimento acessível em qualquer dia e horário, além de suporte ilimitado aos nossos clientes, sem prazo de validade, após a execução do serviço.
Como vimos, a manutenção de máquinas industriais não pode ser deixada para segundo plano. Mudar o mindset da indústria, colocando a prevenção como prioridade, é um dos grandes passos para alcançar uma posição de maior competitividade. Para isso, ter um cronograma de manutenções e contar com bons parceiros são ações positivas.
Então, entre em contato com a Edge Automação e garanta a máxima eficiência produtiva para as suas máquinas industriais!